terça-feira, 4 de julho de 2017

MELHOR PROGRAMA PARA APAGAR SEUS ARQUIVOS DEFINITIVAMENTE DO COMPUTADOR


Você sabia que quando você exclui ou deleta uma foto, música, arquivo de texto com senhas ou qualquer outro tipo de arquivo do seu computador, ele não é apagado definitivamente?

As fotos e todos os outros tipos de arquivos apenas são configurados pelo Windows para não ficarem visíveis, mas utilizando um dos programas que são encontrados facilmente em sites de download (por exemplo o Recuva) é muito fácil encontrar fotos e demais arquivos que você deletou do computador. 


Isso é bom por um lado e ruim por outro.



O lado bom: 

  • Caso você tenha deletado algo por engano, pode recuperar.
  • Se o seu computador por algum motivo não conseguiu mais iniciar o Windows (por motivo de vírus, ou exclusão de arquivo de sistema por engano, etc) e a única solução foi formatar sem ser possível salvar oque tinha lá dentro, tambem é possível recuperar.

O lado ruim:

  • Caso você vá vender seu computador, mesmo formatando e apagando tudo, qualquer um consegue recuperar suas fotos e demais arquivos para bisbilhotar.

Você não quer que suas fotos sejam bisbilhotadas e nem ter suas senhas visualizadas não é?


Então você precisa aprender a apagar definitivamente seus arquivos do computador, portanto vou te ensinar a fazer isso usando o melhor programa para essa função que é o Eraser.


Este programa é fácil de encontrar em sites de download como o Baixaki por exemplo.


Explicando um pouquinho o método do programa Eraser


Como falei anteriormente, quando você apaga um arquivo do computador, na verdade o que é feito é uma configuração para que este arquivo não fique visível no Windows, porém o espaço referente à este arquivo no HD (o disco rígido, aonde ficam gravados todos seus arquivos e programas no computador) fica disponível para ser sobrescrito, ou seja, para que outro arquivo seja gravado em cima dele. Chamamos esta área do HD sem arquivos ou com arquivos deletados de espaço em branco do HD.


Então oque faz o Eraser? Simples! Ele sobrescreve o espaço em branco do HD com dados aleatórios, ele cria arquivos diversos e depois os apaga. 


Mas para apagar os arquivos definitivamente, não basta sobrescrever apenas uma vez, o Eraser dá várias opções, como sobrescrever uma, três ou sete vezes, mas para garantir que não haverá chance dos arquivos serem recuperados é necessário utilizar a opção Gutmann (35 passes), que fará com que o espaço em branco do HD seja sobrescrito 35 vezes.


Para você entender melhor, vamos fazer uma analogia, se tiver uma pintura em um quadro e alguém passar um pincel com tinta em cima, mas não cobrir todo o desenho, é possível recuperar o desenho com técnicas apuradas (lembra que falei do programa Recuva anteriormente que recupera os arquivos deletados?).


Agora se alguem passar três vezes o pincel em cima do quadro todo, já fica mais dificil de recuperar. Agora se alguem pegar o quadro e passar um pincel 35 vezes nele todo com vários tipos de tinta e cores diferentes, fica impossível recuperar o desenho não é verdade?


Pois é isso que o Eraser faz nesta opção, ele sobrescreve (grava por cima) dos arquivos que foram deletados, 35 vezes com vários tipos de dados diferentes, até que não seja mais possível recuperar nenhum arquivo.


Então agora que você entendeu o que o programa faz, vamos ao que interessa, vou ensina-lo como utilizar o programa Eraser.


Após baixa-lo e instala-lo, você irá se deparar com a seguinte tela do programa ao abri-lo:



Observação: Abra o programa no modo de administrador (clique bom o botão direito do mouse no ícone do programa, depois clique em "Executar como administrador" e clique em "sim" na tela que se abrir).


Você vai configurar para que o programa sempre utilize o método de sobrescrever o espaço em branco ou arquivos específicos por 35 vezes (Gutmann 35 passes).


Clique em "Settings":



Depois clique nos retângulos do lado direito de "Default file erasure method:" e de "Default unused space erasure method:" e escolham a opção "Gutmann (35 passes)":


Também deixe marcada a opção "Force locked files to be unlocked for erasure" clicando no quadradinho do lado esquerdo desta opção: 


Por fim, clique em "Save Settings":


Pronto, agora vamos aprender a apagar o espaço em branco do HD, fazendo com que nenhum arquivo que tenha sido deletado, possa ser recuperado.

Clique na seta para baixo ao lado da frase "Erase Schedule" e clique em "New Task"



Na tela que se abre, no canto inferior esquerdo, clique em "Add Data":




Na próxima tela, no retângulo do lado direito de "Erasure method:" escolha a opção "Gutmann (35 passes)" e mais em baixo clique no círculo do lado direito de "Unused disk space" (espaço em branco no disco, que quer dizer o espaço em branco no HD).



Observação: Por padrão em "Unused disk space" já vem a opção "Disco Local C:" para o HD, porém se em seu computador o HD estiver em uma letra diferente, se tiver mais de um HD ou quiser fazer o procedimento em um HD externo, pen drive, etc, é só mudar no retângulo abaixo de "Unused disk space" para a opção de sua preferência.


Depois clique em "OK" nas duas telas para voltar à tela principal, perceba que apareceu uma nova opção na tela com o nome de "Unused disk space (C:\)", você deverá clica com o botão direito do mouse em cima desta opção e clicar em "Run Now".




Veja que agora na frente de "Unused disk space (C:\)" aparece escrito "Running..." e também aparece um retângulo onde irá mostrar o andamento do processo.



Pronto, agora é só aguardar o programa terminar de fazer o processo de apagar o espaço em branco de seu HD e você não precisará mais se preocupar em ter arquivos deletados recuperados por alguém.


BÔNUS:

Acessando este link você vai aprender como fazer o mesmo procedimento deste post porém para apagar um arquivo específico e não todo o espaço em branco do HD.

Qualquer dúvida ou sugestão é só dizer nos comentários abaixo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário